26 de mar. de 2012

"cara de camponês"



um dos complexos que o van gogh tinha, era a fisionomia "rústica", a "cara de camponês", e gozavam muito dele na escola, pelos traços, pelo jeitão (uma das razões pelas quais largou cedo os estudos e sempre foi meio arisco e arredio). aqui, aos dezessete anos.

suma daqui


filho, sobrinho, neto de pastor, ele mesmo pregador laico, van gogh não conseguiu seguir carreira religiosa, por falta de estudos. depois de cenas infindáveis e encrencas memoráveis, desiste de acreditar em deus. no dia de natal de 1881, diz que não vai de maneira nenhuma à igreja, tem um enorme arranca-rabo com o pai, e "a cena só terminou quando Dorus gritou: 'Chega!'. Mandou que o filho fosse embora e não voltasse mais. 'Saia da minha casa', trovejou ele, 'e quanto mais cedo melhor'".

antes ele só desenhava (a lápis e a pena) e tinha começado a aprender a pintar (aquarela) alguns meses antes de ser expulso de casa. vai ter ainda muita briga, muita encrenca, por tudo e por nada, até começar a pintar a óleo. não lhe restam nem nove anos de vida.

25 de mar. de 2012

o van gogh de kurosawa

toque da querida maria josé perillo: o van gogh de kurosawa.





24 de mar. de 2012

a leilão

a casa onde van gogh morou em londres (obrigada ao querido claudio marcondes pela indicação): "Vincent van Gogh's house in London for sale", aqui.





22 de mar. de 2012

bathing machine

poupo os amiguinhos de detalhes. mas um primo do van gogh, pintor super de sucesso, pintava os burgueses que iam à praia de cartola e bathing machine. ô jesus, isso tem nome em português? cabine de banho com rodinha para entrar no mar?


lá no facebook teve um monte de sugestões bacanas.


junho, 1881


21 de mar. de 2012

"nunca, jamais"

van gogh, além de meio tonto, caturra, teimoso e briguento, é muito sistemático - agora decidiu que vai se casar, pois é assim que se faz, e então vai se instruir a respeito: dedica-se à literatura vitoriana sobre o tema. devora shirley de charlotte brontë, um catatau de oitocentas páginas, em três dias. lê jane eyre e dois romances de beecher stowe em mais alguns dias... logo vai chegar uma prima viúva que ele não vê faz anos, e já se apaixona por antecipação. uma, duas semanas depois que a prima chegou, ele a pede em casamento; ela responde: "nunca, jamais, não, jamais!"

oh!

"Cientistas descobrem pintura de Van Gogh escondida em outra obra", matéria que saiu na folha ilustrada, aqui, toque da querida marcia belloube, e "Cientistas descobrem novo quadro de Van Gogh na Holanda", toque da querida tamara barile, aqui.

Raio-x do quadro "Natureza-Morta do Campo com Flores e Rosas", de Van Gogh, revelou também outro quadro do pintor abaixo da superfície

O quadro "Natureza-Morta do Campo com Flores e Rosas", de Van Gogh

12 de mar. de 2012

"um bom padeiro"

pra lá de marrakech: poverino, escorraçado (ou se fazendo escorraçar) de todos os empregos, o irmão diz para ele tomar jeito na vida, parar de viver às custas do pai: que fosse ser aprendiz de carpinteiro, barbeiro, guarda-livros - ou gravar chapas de madeira para fazer cabeçalhos de blocos de faturas ou de cartões de visitas. uma das irmãs acha que ele podia dar um bom padeiro. aiaiai - no fim, van gogh resolve, mais uma vez, voltar para a casa dos pais.

8 de mar. de 2012

no borinage

Após a explosão da mina de carvão de Agrappe, Van Gogh aumenta o zelo missionário: doa as roupas e o pouco dinheiro que tem, rasga as roupas de baixo para fazer bandagens, anda descalço no inverno, para de tomar banho de vez, passa a usar saco de aniagem para se vestir, mora numa choça abandonada, fica por conta dos doentes e feridos ... sempre invocando Tomás de Kêmpis e a Imitação de Cristo. A congregação já andava furiosa com ele, agora a igreja o demite da função. Mais uns vais-e-vens, e o pai decide fazer de tudo para interná-lo no manicômio (está com 27 anos).

2 de mar. de 2012

shame

numas duzentas e cinquenta laudas que fiz até agora, a palavra mais frequente, ufa, até cansa, é "vergonha"... van gogh com 25 anos, desterrado para uma escolinha belga onde só falavam flamengo e queriam discursos simples e populares, onde supostamente faria seus estudos para virar pastor. olhavam torto para ele, todo bombástico no holandês culto dos sermões superempolados e retóricos do pai. dançou no período de três meses de experiência. 1878.

1 de mar. de 2012

!

caramba, como o van gogh era caturra e turrão!

gagnebin


finalmente van gogh descobre sua vocação, ouve o chamado e faz a "opção pelos pobres". nisso é incentivado pelo pastor suíço Ferdinand Henri Gagnebin.

lembrei-me de uma pessoa que muito admiro, também suíça, e fiquei pensando se é um sobrenome comum ou se há alguma remota relação: a querida jeanne-marie gagnebin...