7 de mai. de 2012

a rãzinha e a gueixa

vincent está morando com theo em paris; theo, depois de uns vinte anos, resolveu aceitar o irmão como era (comentei isso antes). theo então cai na gandaia, junto com vincent. antes ele era supersério, mas aí virou "boêmio".

mais importante, theo era gerente de uma das galerias da goupil, justamente a de montmartre. lá, por várias razões, principalmente para a modernização da empresa, os patrões resolvem começar a comprar impressionistas e fomentar os novos artistas. theo fica incumbido da tarefa, põe vincent para ajudá-lo, fica a maior fraternidade entre os dois. mas é sempre tudo muito complicado.

nesse meio tempo, vincent passa a estudar a arte japonesa (andava a maior moda o "japonisme"). então, em novembro é quando ele pinta cortesã: a partir de eisen. achei uma gracinha o sapão e a rãzinha em primeiro plano. um comentador diz que a presença dos batráquios é superdeliberada, pois "grenouille" (rã) também significava "prostituta" (passatempo favorito dos dois irmãos; sem contar que cortesã tb vive esse mundo de prostituição) - um trocadilho talvez meio bastante infame, mas faria sentido.

File:Van Gogh - la courtisane.jpg

essa pintura foi feita a partir da capa de um número especial da paris illustré de maio de 1886, dedicado ao japão: